sexta-feira, 18 de março de 2011

QUAL O FUTURO DO FUTSAL FEMININO

Numa análise, simples, mas atenta, é com tristeza que olho para o Futsal Feminino. 
.
Nem sempre a quantidade é sinal de qualidade, mas quando queremos a evolução de uma modalidade, temos que partir para esse objectivo, a divulgação do Futsal Feminino, tem que ser o principal motor de arranque.
.
No meu ponto de vista, o grande suporte da modalidade, só pode estar junto das escolas, e ai entram os Clubes juntamente com a AFA, devem, têm a obrigação de promover junto das escolas a modalidade, quantas raparigas gostariam de praticar futsal e não têm essa informação… As escolas têm o desporto escolar, onde praticam futsal. Porque não se fazem promoções, com torneios???
.
Porque não existe interesse!!!
.
A AFA nada faz nesse sentido e os clubes que se lamentam de não terem atletas suficientes que fazem???
.
Vejamos o campeonato de seniores, este ano é o maior exemplo de todos, inscreveram-se 7 equipas e só 6 participaram na competição, é a menor participação de equipas desde as épocas de 2004/2005 (ultima informação que disponho), nessa época participaram 11 equipas, com a Campeã Che-Lagoense, que ainda hoje com maior ou menor dificuldade mantem em actividade o futsal feminino com duas equipas – Juniores (à 2 anos foi campeã) e seniores (que não vence o campeonato desde essa época, mas conseguindo alguns pódios).
Muitos clubes foram aparecendo ao longo dos tempos, com projectos falhados à partida, sem estrutura organizativa, colocam-se nos projectos (se a isso se pode chamar projecto) e esperam que nesse mesmo ano sejam campeãs.
.
O Futsal e em particular o feminino é só o espelho do nosso país, vive em cima do joelho.
.
Devo deixar aqui umas notas positivas para alguns clubes, que muito têm feito, para que o Futsal Feminino continue a sobreviver, a Che-Lagoense como já referi, Centro Alte, Putos da Rua, GDC Machados e Padernense, existem algumas equipas que apareceram e desapareceram (esta verificação é desde a época de 2004/2005 até à presente época 2010/2011 – refiro-me aos escalões de seniores). Não me posso esquecer da equipa da UAC Lagos tri-campeã entre os anos 2005 e 2008, mas que viria a acabar, voltando nesta época ao futsal.
.
Mas a grande representante do futsal algarvio tem sido sem dúvida a equipa do Padernense C., desde a época de 2004/2005 esteve sempre na luta pelo pódio e nos últimos 3 anos foi campeã, vencendo ainda o Torneio de abertura na época de 2008/2009. Esta nossa representante algarvia, tem representado dignamente a nossa região nas Taças Nacionais e têm o cuidado de participarem em vários torneios de qualidade por este país, sendo convidadas e outros com a sua organização.
A pergunta que faço, é que se com um campeonato tão desnivelado a equipa do Padernense tem evoluído desta forma, o que seria destas atletas se competissem com outro rigor???
Lamento que não se olhe para o futsal feminino de forma séria.
.
Os (as) treinadores (as) e especialmente as atletas, devem fazer um esforço para que a modalidade tenha a evolução que merece. Dinamizem-se vocês próprias, porque se estão à espera que os Clubes e a AFA o façam, o fim pode estar próximo. Não sou alarmista, mas nada tem futuro sem organização e dinamismo.

Por fim quero deixar uma nota ao futsal feminino júnior e à equipa do S. Pedro, que pelo conhecimento que tenho será Bi-Campeã e depois que será destas atletas??? Para o ano serão seniores a sua grande maioria…

O mais importante é unirem esforços, espero que o futsal feminino dê o salto que merece… Sei que muitas das equipas femininas são suportadas pelas próprias atletas, mas não deixem a nossa modalidade morrer…

6 comentários:

  1. O problema passa por esses projectos emcima do joelho, nota sao as equipas que tem nos ultimos anos aparecido e desaparecido no ano a seguir porque nada ganham. Juniores femininos sao pedro, nao evolui nada pois nao ha um campeonato competitivo para elas que tem muita qualidade, agora nem a selecçao do algarve existe, nao existe uma taça nacional para as miudas, nao ha evoluçao! Padernense pouco há a dizer, sao atletas com qualidade que vao mais uma vez dignificar as cores do algarve,associação essa que nada faz em prol de todas estas equipas.

    joão

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde,

    Fui atleta de FUTSAL feminino, durante varias épocas há alguns anos atraz, perdi completamente a ligação a esta actividade desportiva. Agora por curiosidade e algum interesse em retomar, vim pesquisar, e pouco ou nada encontro. será que me podem informar equipas algarvias seniores de futsal/futebol feminino.!! Ou esta prática desportiva perdeu-se?

    ResponderEliminar
  3. Como pode ler no artigo sobre futsal feminino, mesmo existindo poucas equipas o futsal feminino no Algarve existe.
    Se pretende novamente como diz recomeçar a jogar futsal e procura equipa , contacte 916138303.

    ResponderEliminar
  4. Neste momento estas são as equipas que participam no campeonato Distrital Séniores Femininos:

    PADERNENSE - Paderne
    GDC MACHADOS - S. Brás Alportel CHE-LAGOENSE - Lagoa "Parchal"
    PUTOS RUA - Castro Marim
    CENTRO ALTE - Loulé
    UNIÃO LAGOS - Lagos

    ResponderEliminar
  5. o aeroporto de faro tem uma equipa feminina que está à procura de outras equipas para jogos amigáveis.
    são amadoras e precisam de treinar.

    ResponderEliminar
  6. Podem contactar Várias equipas a participarem nos campeonatos, conforme está na mensagem de 28 de Março.

    ResponderEliminar